Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT atua contra trabalho de adolescentes em lava-rápidos de Guarulhos

    São Paulo, 18 de junho - Na semana passada, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Guarulhos, acompanhados por conselheiros tutelares e agentes de proteção Social, realizaram vistorias em estabelecimentos de lava-rápido na cidade de Guarulhos. O objetivo foi coibir o trabalho de menores de 18 anos nesses estabelecimentos. Para isso, os conselheiros e agentes coletaram dados pessoais, familiares e escolares dos adolescentes encontrados para identificar as circunstâncias que os levaram a buscar atividade remunerada. Junto com suas famílias, os jovens serão orientados e encaminhados a programas sociais de promoção de renda, inclusão social e capacitação profissional.

    O MPT intimou as empresas de lava-rápido a comparecerem a audiências onde deverão assumir o compromisso de não utilizar mão de obra adolescente. Por ser um trabalho que envolve manipulação de produtos químicos e exposição constante à umidade, entre outros fatores, a atividade em lava-rápido é considerada insalubre e figura na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    A ação da semana passada resultou de uma série de reuniões realizadas no mês de maio pelo MPT com os Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Guarulhos. O objetivo foi a aproximação entre as instituições para atuação em uma parceria continuada visando ao combate ao trabalho infantil, bem como a melhoria nas condições de vida dos adolescentes.

    • Publicações580
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações152
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-atua-contra-trabalho-de-adolescentes-em-lava-rapidos-de-guarulhos/124122191

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-05.2018.5.02.0501 SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)